Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Quase 4 mil pessoas devem ser imunizadas contra a gripe, em Siderópolis‏

Quase 4 mil pessoas devem ser imunizadas contra a gripe, em Siderópolis
No próximo sábado (30), um “Dia D” de vacinação será realizado nos postos de saúde do município

Assim como nos demais municípios da região, a campanha de vacinação contra a Influenza iniciou nesta segunda-feira (25), em Siderópolis. A meta estipulada é de imunizar 3.947 pessoas até o dia 20 de maio, prazo estimado para o encerramento da ação. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município receberam as doses e estão realizando a vacinação.
Os grupos prioritários que devem procurar os postos de saúde são as gestantes, puérperas, crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, pessoas com mais de 60 anos, população privada de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Siderópolis,Renata De Lorenzi D´Agostin, todos que se enquadram em um dos grupos precisam ser imunizados. “A vacina contra a Influenza utilizada na campanha é a trivalente, que contém os antígenos purificados de duas cepas do tipo A e uma do tipo B. Mesmo os indivíduos que foram vacinados nas outras campanhas devem procurar os postos novamente neste ano, pois há mudança na composição da vacina", destacou. 
A vacina é dose única, com exceção das crianças de seis meses, que estão sendo imunizadas pela primeira vez. Estas precisam receber duas doses. Todos que procurarem as UBS devem apresentar o Cartão do SUS e, especialmente as crianças, ter em mãos a carteira de vacinação.
Segundo a enfermeira, quem não pertence aos grupos de risco pode seguir orientações para se prevenir das Influenzas. “Essas pessoas devem, sim, procurar clínicas particulares para a aplicação da vacina. E todos nós devemos tomar os cuidados necessários, como lavar frequentemente as mãos, utilizar álcool em gel, manter os ambientes bem arejados, usar lenços de papel e evitar tossir nas mãos. Em caso de febre alta, tosse, dor de garganta e dor no corpo, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima”, orientou.

Primeiro dia da campanha
Apenas no primeiro dia de vacinação, mais de 200 pessoas foram imunizadas na UBS Vila Rica, no centro. Segundo a enfermeira-técnica que atua no local, Zuleide Pavan Salvaro, a movimentação foi intensa durante todo o dia e todos os grupos estão procurando a unidade. “Mesmo quem ficou anos sem participar da campanha, agora está vindo se vacinar. Teve uma pessoa idosa que, depois de 10 anos sem se imunizar, veio receber a vacina”, comentou.

Dia D de imunização
No próximo sábado (30), um Dia D de vacinação será realizado em todas as unidades de saúde do município. Elas funcionarão das 8h às 12h e das 13h às 17h, para imunizar quem não pode se deslocar de segunda a sexta-feira. Neste ano, não haverá posto de vacinação em frente ao Paço Municipal Antônio Feltrin, restringindo-se apenas às UBS. 

Postar um comentário

0 Comentários