A capacitação, promovida em parceria entre Afabess e Governo Municipal, será oferecida a aproximadamente 90 inscritas
Incentivar à qualificação profissional e a geração de renda, especialmente para as pessoas com menos condições financeiras, são algumas das preocupações da Administração Municipal de Siderópolis. No ano passado, um curso foi oferecido a aproximadamente 50 mulheres, capacitando-as para trabalhar com corte e costura industrial. Com o sucesso e o retorno positivo, a Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess) e o governo do município ofertarão uma nova capacitação a mais 90 inscritas.
As aulas do curso de Modelagem e Costura Industrial estão marcadas para iniciar no dia 10 de maio, e o número de interessadas é elevado. Em um primeiro momento, serão capacitadas seis turmas formadas por dez participantes cada. O curso contará com encontros realizados uma vez por semana, podendo ser nas terças, quartas ou quintas-feiras, nos períodos vespertino e noturno. As aulas serão ministradas até setembro, sendo que a partir de outubro, as demais inscritas participarão de um "mini-curso", que as preparará para o próximo ano.
Segundo a diretora da Afabess, Simone Bez Birolo, alguns diferenciais já podem ser notados em relação à capacitação ofertada em 2015. “Neste ano, duas coisas vêm chamando a nossa atenção: um público mais jovem está procurando participar do curso e as comunidades – como Alto Rio Maina, Montenegro e Vila São Jorge – vêm também se mostrando interessadas”, destacou.
De acordo com a diretora, as indústrias do setor também estão entrando em contato com a Afabess, mostrando interesse em empregar as participantes. “Siderópolis sempre foi uma cidade considerada referência na área de modelagem e costura industrial. Entretanto, esse setor ficou estagnado por um tempo. Agora, com o curso, já se nota uma movimentação novamente”, completou.
Essa procura por parte das empresas pôde ser notada ainda em 2015, quando um terço das alunas já estava empregado antes mesmo de receber o certificado. “No ano passado, conseguimos oportunizar essa qualificação profissional a quase 50 mulheres e 16 já haviam conseguido ingressar no mercado de trabalho através do curso. É gratificante ver que estamos conseguindo oportunizar aos sideropolitanos novas possibilidades, contribuindo para uma melhor qualidade de vida dessas pessoas”, enfatizou o prefeito Helio Alemão Cesa.
Assim como no ano passado, as aulas serão ministradas pela monitora Hialda Rovaris, mas será na sede da Afabess, no Centro Social Urbano. Como a procura foi intensa, as inscrições para participar do curso estão encerradas.
0 Comentários