Exemplo e inspiração de vida
Rosa Valentina Adamante Brignoli, moradora de Siderópolis, nasceu na comunidade do Rio Morosini, em Treviso, e aos 17 anos veio para Siderópolis. Mãe de sete filhos, todos residentes em Siderópolis, 12 netos, cinco bisnetos e um tataraneto, aos 80 anos sua disposição e vitalidade são admiráveis.
De acordo com Dona Rosa, sua mãe foi a primeira criança nascida em Siderópolis, filha de imigrantes italianos. "Minha avó veio grávida da Itália, isso em 1891", conta.
"Sempre fui do lar e sempre gostei de me envolver com a comunidade, faço duas vezes por semana trabalhos na igreja, não tem quem não me conheça aqui", comente Dona Rosa. Todos a conhecem e ela conhece bem a cidade que teve o privilégio de acompanhar o desenvolvimento. "Naquela época tínhamos que tirar água do poço, olha o quanto evoluímos para os dias atuais", observa.
Vejo que Siderópolis cresceu muito, mas também acho que há muito o que fazer", destaca. Para ela, um legado é feito por meio do investimento em educação. "Se conseguimos oferecer uma boa educação, especialmente para a juventude o resto é consequência. Teremos assim, bons cidadãos, com capacidade de ter bons empregos, empreender e teremos redução do envolvimento desses jovens com a criminalidade", opina.Com tanta experiência e sabedoria Dona Rosa tem muito ainda a ensinar. "Acredito que para convivermos em harmonia precisamos nos policiar e refletir no que fizemos as pessoas. Respeito e tolerância são essenciais para que uma sociedade viva em harmônia", ressalta.
Fonte Jornal Foco Popular
0 Comentários