Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Doações de tênis e chuteiras proporcionam a inclusão de garotos nos projetos sociais de Siderópolis


A iniciativa visa evitar que crianças deixem de frequentar as escolinhas esportivas por falta de material adequado para a realização das aulas 
Foi percebendo a ausência frequente de alunos nos treinos dos projetos sociais de Siderópolis, que o professor e técnico das equipes de base do futebol de campo do município, Brenno Basso, descobriu um empecilho comum entre alguns garotos: não ter tênis ou chuteira para treinar. Muitos meninos não possuíam um calçado adequado para participar do projeto e as condições financeiras limitadas os impedia de comprar um. Por isso, apesar da vontade de frequentar as escolinhas, essas crianças deixavam de treinar e voltavam a perambular pelas ruas logo após ingressarem no projeto.
Tentando incentivar os garotos a voltarem a frequentar as aulas, Basso pensou em uma ação para resolver o problema. “Como nessa idade eles se desenvolvem rápido, acabam deixando de usar o tênis antes que ele se desgaste. Então minha ideia foi incentivar quem tivesse esses calçados usados em casa a doar para os meninos dos projetos sociais. Aproveitei as redes sociais, formulei um texto e enviei a alguns grupos e amigos. Aos poucos começaram a aparecer respostas até de onde eu não esperava”, explicou.
A iniciativa, apoiada pela Fundação Municipal de Esporte (FME) de Siderópolis e pelo Governo Municipal, já está colhendo os frutos. Crianças que frequentam as escolinhas já apareceram nos treinos levando um tênis ou chuteira que não servia mais. Com isso, os meninos que antes desapareciam dos projetos sociais agora aparecem para treinar e integrar as equipes da base do município.
Segundo o técnico, é justamente essa interação que a iniciativa pretende incentivar. “Uma intenção nossa com esse projeto é que as próprias crianças consigam se desapegar e aprendam a trabalhar essa questão material desde cedo, doando para um amigo algo que já não serve mais”, destacou.
Além disso, a iniciativa vem motivando também outras pessoas a contribuírem. Nesta semana, a senhora Ironita Camatti, proprietária de uma loja de calçados em Siderópolis, fez a doação de dezenas de tênis e chuteiras para os meninos. “Estou bem contente de participar dessa ação, pois se todos dessem uma mãozinha já ajudaria. Isso é promover o esporte; é tirar a criança da rua”, ressaltou.
Com a iniciativa, os projetos sociais cumprem o papel a que se propõem, não levando apenas esporte e cultura, mas também mais qualidade de vida às crianças e jovens do município. “Essas doações proporcionam a esses garotos que não tem condições a fazerem aquilo que eles gostam, a jogarem o que gostam, tendo o material necessário para isso”, comentou o responsável pela FME, Vinicius Zen Pereira.
Os calçados doados pelos alunos ou pela comunidade em geral são distribuídos conforme identificadas as necessidades de cada criança. Quem quiser contribuir com a iniciativa pode entregar os tênis e chuteiras no Ginásio Municipal Antonio Espíndola Ramiro – das 8h30 às 17h – ou no Estádio Edval Izaúl Pereira (Campo do Treviso), ambos no centro da cidade.

Postar um comentário

0 Comentários