Siderópolis (16/9/2015) – Contar histórias sobre a importância das árvores para a sobrevivência humana foi a forma encontrada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), para despertar a consciência ambiental nas mães e nas crianças de 0 a 6 anos que participam do programa, coordenado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Siderópolis. O Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro foi o tema do encontro, que aconteceu no centro comunitário da Vila Esperança.
Além das orientações sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, por meio dos cuidados com as árvores, flores e plantas em geral, as crianças ainda fizeram o plantio de uma muda da árvore símbolo do município, a Quaresmeira, e receberam mudas de diversas plantas para levarem para casa. Na próxima semana, com a chegada da primavera, as crianças irão completar o jardim com plantio de mudas de flores. “Com a conscientização sobre a importância da preservação ambiental, o Governo de Siderópolis está auxiliando na manutenção do que possuímos hoje e garantindo o futuro para as próximas gerações”, afirmou a coordenadora do CRAS, Gladys Kestering.
O Serviço tem por objetivo fortalecer os vínculos familiares a fim de prevenir ocorrências de situações de risco social. Trata-se de um espaço que se organiza de modo a ampliar as trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade e incentivar a socialização e convívio comunitário. Ele tem caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos, no desenvolvimento das capacidades e potencialidades, buscando alternativas para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais.
Os encontros do grupo de zero a seis anos acontecem todas as terças-feiras, das 14h às 16h, no Centro Comunitário da Vila Esperança. O Cras ainda conta com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de sete a 14 anos e com oficinas do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).
0 Comentários