O curso, realizado na sexta-feira (31), é um dos requisitos para trabalhar na área
Na última sexta-feira (31), os candidatos ao Conselho Tutelar de Siderópolis passaram por uma capacitação para torná-los aptos ao exercício da função. O curso, com carga horária de oito horas, foi ministrado no Centro Social Urbano e contou com 14 participantes.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marilene Machado, a capacitação já estava prevista no edital da eleição do Conselho Tutelar. “Participar de todo o curso é um requisito obrigatório para poder ser candidato e, se eleito, exercer a função. Isso está previsto em lei e todos precisam passar por essa etapa”, explicou.
O curso, ministrado pelo consultor Ismael Francisco de Souza, foi dividido em duas etapas: uma sobre os direitos fundamentais das crianças e adolescentes e a outra sobre as atribuições do Conselho Tutelar. “Essa capacitação serve para os candidatos terem ao menos as noções básicas sobre o Conselho, para que tenham condições de assumir com algum embasamento”, comentou Souza.
O consultor ainda destacou que o apoio da sociedade é fundamental no trabalho dos futuros conselheiros. “É sempre importante frisar que o Conselho Tutelar não trabalha sozinho. Ele precisa da parceira com a comunidade para que os casos de violação dos direitos das crianças e adolescentes sejam denunciados”, acrescentou.
Eleições do Conselho
As eleições do Conselho Tutelar em Siderópolis ocorrem no dia 4 de outubro. As urnas estarão distribuídas em cinco locais do município: na Biblioteca Pública Municipal, no centro; no Sindicato dos Mineiros, no bairro Rio Fiorita; na EEBM Miguel Lazzarin, em Rio Jordão; na EEBM Aurora Péterle, na comunidade de Alto Rio Maina; e na EEBM Jorge Bif, na Vila São Jorge.
0 Comentários