O grupo, composto por sete pessoas, ficará no município até a próxima sexta-feira (24)
Durante esta semana, uma equipe do programa Viver SUS, da Unesc, estará em Siderópolis acompanhando a realidade do atendimento público no município. O grupo, composto por quatro acadêmicos, duas residentes e uma professora, ficará na cidade até a próxima sexta-feira (24). Neste ano, a Estratégia Saúde da Família (ESF) escolhida para as ações foi a da Vila São Jorge.
Intitulado “Vivências e Experiências na Realidade do SUS da Região Carbonífera de Santa Catarina”, o programa oferece oportunidades para os estudantes conhecerem e refletirem sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). “Os alunos ficarão hospedados aqui, em processo de imersão, com o objetivo de conhecer toda a realidade física e gestora do atendimento no município”, explicou a professora do curso de Enfermagem e uma das articuladoras do grupo, Francielle Gava,
Conforme o secretário de Saúde, Everton Trento, há uma grande diferença entre o que as pessoas acham que é esse sistema e o que ele é na prática. “Quando eu assumi a Secretaria foi um grande desafio e até uma surpresa a complexidade que o SUS apresenta”, comentou.
Cronograma de atividades
Os trabalhos do grupo já iniciaram na segunda-feira (20) com o reconhecimento dos serviços de saúde do município, contando também com a organização do cronograma de ações e uma entrevista com o secretário de Saúde. Já na manhã da terça-feira (21), os participantes acompanharam os trabalhos desenvolvidos na ESF Vila São Jorge, realizando também atividades em sala de espera. Na parte da tarde houve um reconhecimento da equipe gestora e uma entrevista sobre financiamento.
O cronograma de ações segue até a sexta-feira, terminando com uma Feira da Saúde e um encontro com os profissionais de diferentes setores para uma roda de discussões sobre o SUS. A Feira contará com diversos serviços disponibilizados à população e será realizada no período da manhã, em frente ao Paço Municipal Antônio Feltrin.
0 Comentários