Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Conferências debatem a Assistência Social e a Saúde em Siderópolis



A primeira foi realizada no dia 3 de julho e a segunda na última terça-feira (7) 
Nas últimas semanas, Siderópolis promoveu o debate de temas relacionados à assistência social e à saúde em duas conferências municipais. A primeira, realizada na sexta-feira (3), contou com o tema “Consolidar o SUAS (Serviço Único de Assistência Social), rumo a 2026”. Já a segunda, realizada na última terça-feira (7), expôs a “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. Ambas contaram com palestras e estudo dos eixos temáticos, visando debater ações e elaborar propostas a serem adotadas pelo município.
A 8ª Conferência Municipal de Assistência Social contou com a presença do assistente social e especialista em Políticas Sociais, Antonio Sergio Curioni, debatendo sobre a importância de cada um dos eixos de discussão. “Se há dez anos nós tivéssemos pensado em melhorias e em políticas públicas, hoje não nos encontraríamos na situação em que estamos. Não teríamos tantos casos de menores usuários de drogas e de adolescentes grávidas. Então é fundamental termos em mente que ajudar é dar condições dessas pessoas saírem da situação em que se encontram. E se você não se colocar no lugar do outro, você não está no lugar certo”, frisou.
Já a 6ª Conferência Municipal de Saúde teve como palestrante o médico e consultor da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Celso Luiz Dellagiustina. Durante a palestra, Dellagiustina destacou as potencialidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e os principais problemas encontrados atualmente. “Minha fala não é para denegrir o SUS, mas para melhorá-lo. Nós já tivemos avanços homéricos mesmo com tantas dificuldades, pois muitos cumpriram os papéis que lhes cabiam. Entretanto, para conseguir o desempenho ideal, é preciso pensar também na responsabilidade civil da sociedade. Saúde não é apenas compromisso do poder público, pois a sociedade é determinante na formação das políticas públicas”, explicou.
O prefeito de Siderópolis, Helio Cesa (Alemão), esteve presente durante as duas conferências e destacou a preocupação da administração municipal com ambos os setores. “Geralmente ninguém gosta de falar e enxergar a exata realidade social de seu município. Há problemas que assustam e que precisam ser resolvidos e combatidos com urgência. A situação em nossa cidade não é catastrófica, mas precisamos olhar para as situações encontradas e procurar uma solução rápida e eficiente”, comentou durante a Conferência de Assistência Social.
Durante a Conferência de Saúde, Alemão destacou a humanização do SUS como uma medida fundamental a ser adotada. “Não adianta o prefeito investir todos os recursos em equipamentos ou em estrutura física, pois não teremos sucesso se não fizermos um bom acolhimento de quem nos procura para ser atendido. Nós temos que dar boas condições para a saúde de Siderópolis, continuando a investir nela como um todo”, destacou.

Postar um comentário

0 Comentários