O Grupo Escoteiro Aguaí, de Siderópolis, esteve engajado nas últimas semanas que antecederam, no Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica, ou MUTECO.Neste evento escoteiro, grupos de todo o Brasil mobilizam-se em ações ecológicas, com alto potencial de educação ambiental.
Escoteiros dos ramos Lobo, Escoteiro, Sênior e Pioneiro, tiveram a oportunidade de visualizar em campo, diferentes fontes de degradação ambiental, e ações que podem minimizar alguns problemas.
Reconheceram uma mata ciliar em sua essência, e os benefícios dela para os recursos hídricos e a fauna associada. Acompanharam o decorrer de uma das cabeceiras do rio Albina, até chegar ao perímetro urbano, onde fora possível notar as diferenças negativas.Alguns ramos visitaram a Estação de Tratamento de Água de Criciúma, para ampliar seusconhecimentos sobre a importância da economia de água. Além disso, depararam-se com a degradação da mineração de carvão à céu aberto, e sua difícil recuperação ambiental.
Recolheram lixo de alguns pontos de Siderópolis e região, dentre elesa Cachoeira do Bianchini, Rio Manin e a gruta de Nossa Senhora Rainha do Universo.Por fim, plantaram dezenas de mudas de árvores nativas em locais degradados, principalmente no Centro e no Rio Jordão Alto,pontuando também no “Trees For The World”, outro programa de magnitude internacional do Movimento Escoteiro.
“O homem que é cego às belezas da natureza perde metade do prazer da vida.”
(Robert Baden-Powell – Patrono do Movimento)
(Robert Baden-Powell – Patrono do Movimento)
Caio Feltrin
0 Comentários